Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Marquesa de Marvila

Aqui não se aprende nada... Lêem-se coisas escritas por mim, parvoíces na maioria das vezes mas sempre, sempre verdades absolutas (pelo menos para mim).

A Marquesa de Marvila

Aqui não se aprende nada... Lêem-se coisas escritas por mim, parvoíces na maioria das vezes mas sempre, sempre verdades absolutas (pelo menos para mim).

Cartão do cidadão, esse grande amigo do peito

Eu não posso prosseguir descansada neste fim-de-semana, ir por aí a fora a cantar e a dançar... sosseguem, eu não vou fazer isso! Estava a reinar*!... Mas estimo passar um bom e feliz fim-de-semana, até porque comprei castanhas para assar!... (sosseguem, eu também como outras coisas para além de castanhas, mas castanhas, ai as castanhas fazem-me tão feliz ao nível do palato!)

Bem, mas estava eu a dizer, não posso prosseguir por este fim-de-semana fora sem vos dizer que após a próxima segunda-feira a minha vida não mais será a mesma... E porquê? Perguntam vocês... Vais mudar de emprego? Saiu-te o euromilhões? Vais ser mãe? Vais viajar? Já sei!! Vais mudar de país?... Não pessoas amigas, nada disso! Vou para a fila, de quilómetros segundo parece, para renovar o cartão do cidadão... E porquê que a tua vida vai mudar?....


Eu explico, para além de ficar com um cartão do cidadão novo, mas com uma foto igualmente medonha (tenho para mim que é uma estratégia do Estado para a malta ficar muito feliz quando se vê ao espelho), vou ficar com mais cabelos brancos, com os nervos virados do avesso, com menos neurónios (sim, eles desgastam-se e falecem!... Está provado que muitos se suicidam quando renovamos o cartão do cidadão)... Ahhh!!! E porquê? Porque não fiz a pré-marcação! E então dá-se o caso de que tenho de ir para lá, ficar horas em pé (ainda não tinha realizado isto!... Não sei como vou ficar no final desta epopeia... Já que esta minha companheira de vida, a minha amiga síndrome, não me permite ficar de pé muito tempo...), conviver amenamente com os demais cidadãos que requerem um cartão, e toda a gente sabe que um cidadão que requer o seu cartão não só tem mais pressa do que os outros como tem muitas histórias incriveis para partilhar... E porque raio não marcaste tu isso?

Porque, pessoas amigas, eu achava que vivia num país de primeiro mundo (mas dá-se o caso de ter andado enganada estes anos, e pelo Estado na "pessoa" do Ministério da Educação que me ensinou na escola que éramos um país de primeiro mundo), mas não!! Nós vivemos num país onde a primeira vaga para marcação da renovação do cartão do cidadão é para final de Janeiro!!!!!! Janeiro!!

Ora, eu não posso viver até Janeiro sem cc (nós tratamo-nos assim, já é tu-cá-tu-lá, é marquesa para aqui, cc para ali)... Uma pessoa afeiçoa-se e já não consegue viver sem ele.

Portanto, se preparem (ler com pronúncia brasileira) que na segunda-feira se regressar com vida, hei-de ter muito para vos contar!

 

 

*Reinar: Palavra utilizada com bastante frequência por indivíduos que nasceram pelos anos 70** e que significa brincar.

** Não sei se os nascidos noutras décadas, como 60, 80 e por aí a fora também a utilizam porque eu só nasci na década de 70. Sei apenas que os que nasceram após o anos 2000 não fazem porra de ideia o que significa, a não ser que sejam especialmente cultos.

40 comentários

Comentar post

Pág. 1/2