Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Marquesa de Marvila

Aqui não se aprende nada... Lêem-se coisas escritas por mim, parvoíces na maioria das vezes mas sempre, sempre verdades absolutas (pelo menos para mim).

Ainda estou viva!

Sei que têm andado por aí por demais preocupados com vossa Marquesa do coração, não é verdade?... pois eu cá estou... ainda estendida... tentei ontem levantar-me e ir apanhar ar mas não passei do elevador. Verdade! Pensei que desmaiava ali, sem o mínimo de glamour, sem emoção, nada... num mísero elevador! (pelo menos teria mais histórias deste fantástico condomínio para vos contar....)... mas então resolvi ir buscar a dignidade que me restava, lá no fundo do poço (do elevador, claro!) e disse à malta cá de casa: - Ide vocês que eu vou desfalecer na minha cama... - e assim foi! Eles foram e eu vim para casa... com suores, sensação de desmaio e capaz de vomitar a qualquer momento, deitei-me! Foi o que fiz de melhor.

Bem, isto para vos dar seguimento à minha azia e não vos deixar sem notícias. Quem me segue no Instagram já sabe que fui ao hospital (quem não segue é um ovo podre!) na quinta-feira... eu, para ir ao médico é porque estava mesmo nas últimas... e lá fui! Com a cabeça a estalar de dor, com o estômago colado a si próprio, com a garganta colada também, a azia que não dava tréguas... mal cheguei à sala de tratamento a enfermeira olha para mim e, qual vidente, pergunta: - Quer ir vomitar?... dito isto larguei a correr para a casa de banho e a coisa deu-se (não vos vou descrever, ainda é de manhã e não quero que comecem o dia nauseados... eu sou vossa amiga). O médico disse-me que nada mais é do que a secura provocada pela minha síndrome (o que me lembra que tenho de voltar ao reumatologista e fazer os exames, raios!).

Esta síndrome é uma merda, chama-se Sjogren (para quem chegou agora, há vários textos meus sobre ela, se quiserem ler procurem a tag Sjogren), seca o organismo pelo que pode afectar todos os órgãos. Os que mais sofrem são os olhos, a boca e a pele (e em mim é bem verdade. A par do meu estômago.), provoca um cansaço incapacitante, dores no corpo e articulações, muitas vezes, incapacitantes. É uma doença auto-imune, crónica, da classe das doenças reumáticas. É em tudo idêntica à Arterite Reumatoide com a vantagem de não ser degenerativa como esta. A desvantagem é que como seca o organismo não se sabe bem qual o órgão que ela pode afectar. Muitas vezes são os pulmões, com uma tendência acrescida para as pneumonias (felizmente a mim ainda não me calhou... espero que assim continue). É uma doença que pode ser primária (existe sozinha) ou secundaria (acompanhada de outra doença auto-imune). No meu caso, e espero que assim continue para todo o sempre, é primária. Não há cura nem tratamentos específicos, há apenas medicamentos que se percebeu que ajudam a melhorar os sintomas mas não tratam. O que há a fazer é ir tratando as doenças que ela provoca.

Bem, este foi um aparte educativo para que todos saibam do que falo quando me refiro à minha amiga síndrome. Voltemos ao episódio hospital... lá estive eu, estendida num cadeirão a levar cenas para a veia. Vim para casa com uma receita poderosíssima, caneco! Cenas para o estômago e tal e uma bomba para as dores... fónix! Andei drunfada estes dias todos.... mesmo! Até vi um cão meu, que já faleceu, no lugar da minha filha...  Para quem não gosta de tomar medicamentos isto foi catita! Estive na cama o tempo todo, se me levantava quase desmaiava, andei entre ver uma série na netflix e o dormir, mas acho que dormi mais do que vi a série... Os drunfos terminaram ontem à noite... mas eu hoje ainda me sinto zonza... se isto continuara amanhã tenho de voltar ao hospital.

E pronto! Tem sido isto a minha vida! E a vossa como tem corrido? Já ouvi dizer que tem estado um calorzinho maneiro e eu enfiada na cama na companhia da minha Diaba...

8 comentários

Comentar post