Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Marquesa de Marvila

Aqui não se aprende nada... Lêem-se coisas escritas por mim, parvoíces na maioria das vezes mas sempre, sempre verdades absolutas (pelo menos para mim).

Continua a falta de respeito...

Como vocês bem sabem eu não me indigno!... mas fico profundamente f**di**da com algumas coisas! Falta de respeito e consideração pelo trabalho alheio é algo que me tira do sério... há malta que acha que os profissionais pagam contas com boa vontade...

Hoje, enquanto me passeava pelo Facebook (já vos disse que estou farta daquela rede social?... que aquilo é um antro - bastante representativo da nossa sociedade, infelizmente! - de energúmenos e malta com reduzida capacidade de articular dois neurónios em simultâneo... mas eu tenho de estar naquela rede social por questões profissionais!... raisparta!), deparo-me, num grupo de malta empresária (?!?!?), com este pedido:

"Bom dia  procuro alguém para tirar fotografias de artigos (bijuteria) para loja online. (2x por mês).
Não procuro apenas fotógrafas profissionais especificamente, mas alguém com muito bom gosto fotográfico e grande sentido estético... E paixão pela fotografia!
Mais informações por mensagem privada 😊 obrigada"

Atentem bem na frase que destaquei em negrito!!... e digam-me pessoas, o que lêem ali?

Eu leio alguém que não faz ideia de como tirar boas fotografias para o seu negócio e quer uma otária, com bom sentido estético, e paixão pela fotografia (ahahahahahhahahaha!!! Esta matou-me!!!...) que lhe leve baratinho, ou até seja paga com dois colares pindéricos, e faça um trabalho excelente.

Ora, para quê contratar um profissional se posso contratar um curioso, com "jeito", "grande sentido estético" (?!?!) e com "paixão" pela fotografia?! Acham que eu sou parva ou quê?... então ia eu pagar a um profissional, que estudou, que tem a sua vida investida em equipamento caríssimo, seguros, empresa constituída, impostos para pagar, se posso ter o trabalho catita (sempre discutível, este ponto... mas pronto!) de borla ou por meia dúzia de patacas?!?...

O pior de tudo é que a malta responde entusiasmada como se esta proposta fosse a salvação das suas almas... "Eu faço!", " A não-sei-quantas é espectacular e tem uns preços - esta malta tem sempre preço, nunca valor! - incríveis (leia-se não-dá-para-pagar-a-conta-da-luz-nem-o-passe-do-metro)", e por aí fora... depois abrimos os perfis destas pessoas e choramos... choramos de desespero pela péssima qualidade das suas fotos, quando as têm, muitas são secretárias na empresa x, ou trabalham numa loja não sei onde, ou são designers (e aqui cabe tudo quando não se é sério), etc...

Mas, pasmem-se, há profissionais da fotografia! Pessoas que estudaram para serem fotógrafos! Pessoas que pagam uma fortuna pelo seu equipamento, manutenção, arranjos, substituições... que pagam impostos, seguros... e que, atentem bem (vamos lá ver se a Internet não estoura), sabem fotografar! Sabem editar! Vão-vos dar um trabalho fotográfico como vocês jamais teriam se contratassem a Carla ou a Lara ou a Sílvia*, que compraram uma máquina fizeram um workshop no fim-de-semana e acham que são fotógrafas profissionais.

É preciso pagar? Pois com certeza que sim! Tal como é preciso pagar ao canalizador, à Zara quando lá vamos comprar umas calças, ao médico, ao taxista, etc... estão a ver a ideia?

Será que estas almas também se lembrariam de colocar seguinte anúncio:

"Bom dia  procuro alguém para tratar dentes (humanos) pois têm cáries. (2x por mês).
Não procuro apenas dentistas profissionais especificamente, mas alguém com muito gosto por dentes e grande sentido higiénico-sanitário... E paixão pela saúde oral!
Mais informações por mensagem privada 😊 obrigada"

Este desabafo é sobre fotógrafos profissionais mas serve para todas as profissões liberais... designer, videógrafo, desenhador, escritor, criativo, etc...

Respeito, pessoas, respeito pelo trabalho alheio é o que se pede!

*Só dou exemplos de mulheres pois este era um grupo de mulheres empresárias, mas serve também para os homens!

25 comentários

Comentar post