Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Marquesa de Marvila

Aqui não se aprende nada... Lêem-se coisas escritas por mim, parvoíces na maioria das vezes mas sempre, sempre verdades absolutas (pelo menos para mim).

Escolhe o branco!

Ando há que tempos com este texto para escrever... os acontecimentos vergonhosos de ontem com o Marega precipitaram a escrita e aqui está ele.

Quando eu era miúda, práí há uns 10 anos mais ou menos (mentira!... foi há 12!... ) havia uma série na televisão, na época em que só havia 2 canais, chamada "Uma casa da pradaria", quem nasceu em anos de excelentes colheitas lembrar-se-á e também a terá visto... já que não havia mais nada para ver, mesmo! Mas era uma série gira e didática.

Ora bem, nessa série, havia uma menina que era cega e num determinado episódio ela fez-se muito amiga de uma menino que era preto (castanho, como diziam as minhas filhas quando eram mais pequeninas). Eles eram os melhores amigos, teriam aí uns 6/7 anos. Certo dia a mãe da menina descobre que eles são amigos e proíbe-a de brincar com ele. A menina, naturalmente, pergunta-lhe porquê, ao que a mãe responde naturalmente, porque ele é preto!... e a criança pergunta: O que é ser preto?... começa toda uma tentativa de explicação que não conseguiu chegar a bom porto. Não há forma de explicar a alguém que não vê que aquela pessoa é diferente de si porque é preta. E isto é tão simples!...

A mãe explicava e a menina refutava com perguntas.... mas ele tem alguma doença que se pega?; mas ele é mau?; mas ele trata-me bem!; mas ele defende-me quando gozam comigo por eu ser cega; mas ele rouba?; matou alguém?; mas ele é o meu melhor amigo... o que é ser preto que eu não entendo?... e a mãe não lho conseguiu explicar. E a menina não conseguiu entender o que era uma pessoa ser preta.

Este episódio explica tão bem o quão ridículo é o racismo! O quão patéticas são as pessoas que se acham superiores a outras pessoas porque têm uma côr de pele diferente... e ter uma côr de pele diferente é apenas isso. Uns são mais claros, outros mais escuros mas todos têm a mesma côr: Côr de pele!... não gosto de chamar preto, mas ainda gosto menos de negro, afinal o tom de pele não é preto assim como o meu não é branco... são apenas e tão só tons diferentes de uma mesma côr.

Deixo-vos com a imagem abaixo para reflexão.

Um abraço!

86335387_10158052578164764_3339949182789091328_n.j

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.