Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Marquesa de Marvila

Aqui não se aprende nada... Lêem-se coisas escritas por mim, parvoíces na maioria das vezes mas sempre, sempre verdades absolutas (pelo menos para mim).

Há direitos de autor para lá do Pinterest?

É verdade que eu não percebo nadica de nada de Pinterest. Não tenho conta criada, nem pessoal, nem profissional, nem coisa nenhuma. Acho mesmo que só lá fui uma vez e fugi... tive medo de me perder e nunca mais ser encontrada, senhores! E depois o que seria de todos nós sem sua Marquesa aqui a botar discurso?... foi quase tão assustador como ir à minha arrecadação... a essa já só vou de bússola e kit de sobrevivência para 1 semana, pelo menos!

Mas dizia eu, apesar de não conhecer a forma daquilo funcionar, há uma coisa que não só me encanita os nervos como mos põe extremamente nervosos, e vocês sabem que eu com os nervos nervosos posso-me tornar bastante agressiva...  Não posso nada! Eu sou uma santa! 

- E o que é que te põe os nervos nervosos, oh Marquesa?!...

Pois que é também o principal motivo para eu não ter ainda botado os pés no Pinterest!... eu sou pessoa que prezo muito os direitos de autor. Acho não só indecente como insultuoso, uma tremenda falta de respeito pelo trabalho dos outros que se utilizem dos seus esforços para proveito próprio. Farto-me de ver por aí, pelo Instagram, pelos Blogues, pelo Facebook, pessoas anónimas, pessoas com milhares de seguidores, a publicarem fotos que não são da sua autoria, que nem são da sua figura, sem qualquer tipo de crédito, dizendo apenas "imagem retirada do Pinterest"... Ora, pessoas fofinhas, se o Pinterest não é fotógrafo nem criador de conteúdo, de quem são as fotos? 

Há trabalho por detrás de quem fez aquela foto, escreveu aquele texto, fez aquele desenho. A menos que não se saiba a fonte (mesmo após procura exaustiva) os créditos têm de ser atribuídos. Há que respeitar o trabalho dos outros. O Pinterest não é um autor de nada! Ou é?

Lembram-se daquela celeuma, que a Internet ia acabar e o catano, por causa de uma lei aprovada  no Parlamento Europeu? Era para proteger os autores e impedir a malta de atribuir créditos ao Pinterest ou ao Instagram... Vamos lá atribuir os créditos a quem de direito, sim?

O que me parece é que o Pinterest é uma plataforma sem leis, sem rei nem rock, estou certa? Ou há malta que abusa de quem lá publica?... É mesmo normal e aceitável que se partilhem fotos, e outras imagens, atribuindo os créditos ao Pinterest?... esse ser esotérico que nem sequer produz conteúdo mas que tem créditos infinitos pelos trabalhos alheios...

Este é o grande motivo pelo qual ainda não pus lá os pés.

- Onde?

No Pinterest, caneco! Agora, vocês pessoas que são informadas digam-me, botar uma foto ou um conteúdo no Pinterest significa que ele é do povo e todos podem usá-lo sem atribuir os créditos ao seu autor? Ou é só malta que não tem esse tipo de preocupação? Ajudem-me antes que eu entre por ali adentro e cause uma catástrofe, uma hecatombe ou assim...

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.