Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Marquesa de Marvila

Aqui não se aprende nada... Lêem-se coisas escritas por mim, parvoíces na maioria das vezes mas sempre, sempre verdades absolutas (pelo menos para mim).

Mandei encerar as escadarias!

A Vossa Marquesa preferida... - Não me perguntem "quem"... não minervem, caneco!

Dizia eu, a Vossa Marquesa preferida resolveu ir passar uns dias à propriedade rural... casa senhorial, apalaçada, lá para os lados da aldeia mai'linda!... toca de falar com a criadage para que abram as janelas, arejem as carpetes, sacudam os reposteiros (as poeiras e os ácaros são uma chatice, catano!), areiem as pratas, passem cera no chão de madeira e nas nobres escadarias do mesmo material... enfim, maçadas de nobreza!... e lá foi, linda e lampeira, com as suas Aspirantes Mai'Lindas, o seu Marquês e sua Diaba, passar uns dias a "brincar à plebe"!

Um calor do caneco, mas não me queixo que calor nunca é demais, não me lixem!... mas fica sempre bem dizer e fingir que reclamo do mesmo!... seilá, as pessoas ficam felizes quando nos ouvem a reclamar do tempo! E eu lá, ora estendida, ora deitada, ora a passear a minha real bunda pela aldeia... 

Certo dia a "coisa" dá-se!... Vossa Marquesa, logo pela fresca, desce as escadarias enceradas do palacete rural, escorrega-se-lhe o pé direito, atira-se para trás, que Marquesa que é marquesa não rebola, o que seria!, e vai deitada e linda a bater com o real cóccix em todas os malditos degraus, raisparta!!!! Solta um elegante e airoso "Ai!", fica sentada a dois degraus do fim da escada (achavam o quê? Que uma Marquesa se estatela no meio do chão, não?!?... era o que faltava!), e nem dois segundos se haviam (pode estar no plural porque está a ser usado como verbo auxiliar!... de nada, meus amores!) passado e já as Aspirantes Mai' Lindas surgiam aflitas com a hipótese de tamanha desgraça que seria terem de ir com sua mãezinha para o hospital e assim perderem um dia de piscina, passeios com os amigos e total galhofa!... Marquês surge no final da outra escadaria (palacete rural que é palacete rural não tem 1, nem 2, mas sim, pelo menos, 3 escadarias) e pergunta: - Está tudo bem? Precisam de mim? - e a vozinha na sua cabeça a dizer, digam que não, digam que não! Quando Aspirante Mai'Nova diz:

- A mãe caiu das escadas! (raisparta a miúda!!! Encarna a plebe quando está na aldeia e deixa de chamar as coisas pelo nome: Escadaria, rapariga!!!! Os palacetes não têm escadas!!!)

Marquês a custo, exaurido (palavra gira! Vão ver ao dicionário que eu também fui! Ou pensam que escrever para vós é fácil?... há todo um estudo profundo sobre o tema!... que eu quero-vos bem instruídos!), lá sobe os degraus, espreita e diz:

- Estás bem?

- Estou óptima! Então não haveria de estar, catano! Não me vês, aqui linda e fofa neste spot maravilhoso que são os últimos degraus da escadaria, mesmo à porta da casa de banho, a descansar, de pijama vestido?... (Tradução: Dói-me o cóccix comó raio, doem-me as costas, estou a tremer cus nervos, e dói-me tudo, raisparta!!!)

- Hummmm.... talvez seja melhor ir buscar gelo!!!

- É melhor, é!

E assim se destrói toda e qualquer dignidade de uma Marquesa que passa a fazer figuras de plebe trabalhadora e desgastada pelos anos e vida de duro trabalho, ao necessitar de, pelo menos, 3 minutos e meio para se levantar de uma cadeira, enquanto emite elegantes "Ais" e rosna "fod***%&-se"... e ainda tem de ouvir o Senhor Marquês a dizer com escárnio: É melhor irmos ao hospital!

Já se passaram 5 dias, já regressei ao meu palácio, que pelo menos tem elevador, e ainda me dói o cóccix! Mas estou melhor, sosseguem!

E vocês, já foram de férias?... não mandem encerar as escadarias, pelamordasanta!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.