Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Marquesa de Marvila

Aqui não se aprende nada... Lêem-se coisas escritas por mim, parvoíces na maioria das vezes mas sempre, sempre verdades absolutas (pelo menos para mim).

Mudar de vida!

Estamos em épocas de recomeços, de repensar, de ver e viver a vida de outra forma... muita coisa mudou desde Março deste ano, as rotinas alteraram-se, a sociedade modificou-se e nós tivemos de nos adaptar!

A Aspirante Mai'Nova também! Para além de todas as adaptações que, tal como nós, teve de fazer ainda se está a adaptar a 2 novas realidades. Não pára de me surpreender esta aspirante mai'linda de sua mãezinha!... (a outra também mas como não quer que eu fale dela aqui... azarucho! Também não recebe elogios públicos sobre o quanto é linda, inteligente e talentosa!).

- Atão mas conta lá, oh Marquesa, que nós já estamos em pulgas!!!

- Sois uns queridos, masé!

Finda a quarentena, as aulas síncronas, as notas e o camandro, já na posse dos resultados escolares a miúda lembra-se que quer mudar de escola e ir para um curso diferente daquele que andava a falar há canos... Corajosa como só ela, lá foi! Inscrevemo-la numa escola nova, já foi à apresentação e já fez uma data de amigos. Nada que nos espante que a miúda tem costela de relações públicas. Tudo isto não sem sentir uma nostalgiazinha... era feliz na outra escola e tem lá os amigos todos... mas lá não havia o curso que quer.

Mas o final da quarentena não trouxe só isto à nossa Aspirante Mai'Nova... para surpresa de todos, e quando digo todos falo do mundo em geral, a nossa ginasta preferida resolveu desistir da ginástica!... não houve quem não se indignasse, quem não questionasse, quem não achasse que era o fim do mundo!... não foi, amigos, não foi! O mundo continuou a girar, o sol a nascer todos os dias e a Covid a pairar por aí... tudo na mesma!

Mas afinal o que é que se passou, perguntam vocês?... e perguntei eu, já calculando a resposta e já adivinhando que a época acabaria assim. A nossa aspirante passou mais tempo de vida com ginástica do que sem a ginástica... tem 14 anos, 8 de ginástica e 7 na competição. E agora desistiu! Vocês sabem que ela teve uma época muito difícil, tal como já vos havia contado, a juntar a vinda do confinamento, altura em que treinou a partir de casa, em vídeo-chamada, 3 horas por dia, e fê-lo até ao fim, só desistiu mesmo no final da época, foi um acumular de situações complicadas que a deitaram abaixo.

Ficou um misto de orgulho, pela tomada de decisão dela, de vazio, e agora como vai ser a vida dela, de preocupação, muito tempo livre no que pode dar, e tristeza... ela sempre foi tão feliz na ginástica... não merecia ter terminado assim!

Eu nunca fui ginasta, nem atleta, o que seria!... Marquesa atleta! Ahahahahhahahahah!!!! Teria de tirar o rabo do sofá e isso cansa muitíssimo! Mas sempre vi as conquistas dela, as competências fantásticas que adquiriu, as amizades sólidas e importantes que fez, os amigos que vão ficar para toda a vida, sem dúvida... e agora como vai ser? Diz quem foi ginasta que podes sair da ginástica mas a ginástica nunca sai de ti!

Enquanto andámos a avaliar soluções, ela saiu com uma única condição, escolher outro desporto (mesmo que não fosse de competição) mas não estava fácil... nada lhe agradava assim tanto! Mas dizia eu, enquanto avaliávamos soluções ela foi despedir-se dos colegas e treinadores e recebe a melhor das notícias... os treinadores resolveram criar uma classe de representação com os atletas que escolheram sair da competição. É uma classe onde só se entra por convite, tem de se ter um nível elevado de ginástica, e ela é imediatamente convidada para fazer parte da classe. A resposta? A resposta foi um sim com um sorriso de orelha a orelha! Estava resolvido o dilema! Continua a fazer o que gosta, menos tempo de treino, sem a pressão da competição, com os mesmos treinadores, com colegas que conhece bem e, a cereja no topo do bolo, vão continuar a competir, de forma diferente pois é competição de toda a classe, em festivais e concursos e vai ser uma festa! E aquilo que parecia um adeus transformou-se num até já.

Não posso deixar de me surpreender quando ela resolve tomar as rédeas da sua vida, tomar decisões ponderadas e pensadas mas que a tiram da sua zona de conforto... e é aqui que se é feliz, fora da nossa zona de conforto!

Amo-te, Aspirante! Continua assim, sempre!

2 comentários

  • Imagem de perfil

    amarquesademarvila 18.09.2020 15:22

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.