Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Marquesa de Marvila

Aqui não se aprende nada... Lêem-se coisas escritas por mim, parvoíces na maioria das vezes mas sempre, sempre verdades absolutas (pelo menos para mim).

A Marquesa de Marvila

Aqui não se aprende nada... Lêem-se coisas escritas por mim, parvoíces na maioria das vezes mas sempre, sempre verdades absolutas (pelo menos para mim).

Partilhas no facebook... e outros canais

Eu sei que a ideia é ajudar. A malta gosta mesmo muito de ajudar, principalmente se não tiver de levantar o cu do sofá nem arredar o pé de casa e se não lhe forem à carteira melhor ainda. Vai daí que o facebook é a melhor ferramenta do mundo para quem gosta de ajudar sem ter de se incomodar, que é como quem diz, não ter de fazer nada, depois deitam a cabeça na almofada e dormem descansaditos pois já fizeram uma enormidade pela sociedade.... Não fizeram, amigos... Não fizeram... Alguém tinha de vos dizer isto, e já sabem que aqui a Marquesa está sempre disponível para vos elucidar.

De que falas tu, oh Marquesa?

Falo das partilhas desenfreadas pelo facebook, a saber: "Cãozinho desaparecido"; "Desapareceu! Tem 15 anos é sobrinha da minha colega de trabalho"... Amores da minha vida, há uma cena mesmo muito fixe para fazerem antes de partilharem, e aí sim, estão a ajudar a humanidade: Abrir a publicação. Verdade! Muitas vezes o cãozinho ou desapareceu no Brasil, Angola ou S. Tomé, não adianta grande coisa partilhar em Portugal; Outras vezes não tem informação rigorosamente nenhuma, nem local de desaparecimento, nem contacto telefónico para se ligar em caso de se encontrar o bichinho, nada... esqueçam. Não adianta partilhar!

Quando se trata de pessoas, assim que abrem a publicação, na maioria das vezes a pessoa já apareceu... Então para quê partilhar?... "Raio das pessoas que resolvem aparecer antes de eu partilhar! Bolas! Já não vou poder fazer a minha boa acção do dia... Vou ficar em dívida para com as divindades... Lá terei eu de compensar verdadeiramente a sociedade fazendo tipo... voluntariado?!!! Fónix pá, que trabalheira, logo hoje que há jogo na TV... Talvez seja melhor fazer uma doação... Espera lá que já te digo... ahhh... espera este mês não dá. Tenho de ir fazer as nuances ao cabeleireiro... Bem espero que desapareça mais alguém amanhã e vou estar mega atento (a)... Amanhã não me escapa".

Claro que em ambos os casos (pessoas e animais) podem, e devem, partilhar se, depois de abrirem a publicação perceberem que ainda não apareceu e que esta tem todas as informações úteis e necessárias à partilha.

Depois há aqueles que partilham estes apelos: "É o filho de um ex-colega aqui do departamento (que quem conhece sabe que quem partilha trabalha numa loja ou está desempregado e limitou-se a fazer um copy-past), tem 19 anos e precisa de doador de medula"... Hum, hum... E o pensamento de quem partilha é "Coitado do moço... na flor da idade... (genuína tristeza, atenção) Vou partilhar... Alguém há-de ir lá doar a medula e eu assim não tenho que me abalar daqui, já diz a minha parte: partilhei!". Não, amigos, partilhar não chega para ajudar aquela pessoa, há que lá ir doar a medula, é grátis! Garanto-vos! Sei que nem todos podem fazê-lo, eu sou uma delas. Não é por isso que partilho estes apelos. Mas partilho os apelos das entidades oficiais, de alerta às populações, de pedidos de dádivas....

Ainda bem que terminamos com a frase anterior, vem aí um apelo típico (ainda não percebo como continua a circular, céus!): O pedido de pijamas para o IPO! Eu tenho que escrever em maiúsculas: É UM APELO FALSO! O próprio IPO tem um alerta na sua página a pedir que parem de enviar pijamas e outras cenas para lá, eles não precisam e em termos logísticos é uma trabalheira... É esse e o "A filha de uma colega (os colegas levam sempre por tabela) tem um tipo de sangue raro, por favor se tem o mesmo tipo de sangue, blá... blá, blá...": É mentira!!! O Instituto Português do Sangue quando precisa de sangue faz apelos pelos canais oficiais e nunca é por um tipo de sangue específico, é quando as reservas estão em baixo. Quando veem estes apelos, por favor, façam um favor à humanidade... Pesquisem: Google. Está lá tudo! Todos os apelos falso, inclusive aqueles que ameaçam fechar o facebook se não fizermos um mortal encarpado à rectaguarda enquanto cantamos a Marcarena e partilhamos aquele aviso!

Não vos querendo maçar mais, apenas gostaria de dar mais uma notícia: Nenhum, repito, nenhum site, plataforma, empresa o raio, vai doar dinheiro para aquela criança se salvar do cancro (é incrível a falta de escrúpulos das pessoas que usam tudo para atingir objectivos) se vocês partilharem, clicarem, enviarem email, o que lhe queiram chamar... Não é verdade!! Google informa, mais uma vez.

Obrigada por lerem. Foi o meu serviço público da semana!

4 comentários

Comentar post