Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Marquesa de Marvila

Aqui não se aprende nada... Lêem-se coisas escritas por mim, parvoíces na maioria das vezes mas sempre, sempre verdades absolutas (pelo menos para mim).

Quantos de nós conseguiriam falhar, insistir e continuar?

E este fim-de-semana lá fomos, a cantar e a rir por aí fora até à Maia!

Pois, pois... já não se lembram o que íamos fazer à Maia, num é verdade?!?!... Mas eu relembro-vos! Fomos apoiar a aspirante mai'nova no Campeonato Nacional de Ginástica Acrobática - 1ª Divisão... ah pois foi!....

Há muitos clubes em Portugal! Há alguns bons clubes em Portugal! Há 2 ou 3 de topo em Portugal e o Acroclube da Maia é um deles!... temos de lhes tirar o chapéu, sem dúvida! Não só têm atletas de topo, atletas de selecção, campeões europeus, vencedores de taças do mundo, como têm condições de treino para lá de excepcionais (a aspirante mai'nova já teve o privilégio de treinar no centro de treino deles com o seu clube... veio de lá maravilhada!). Mas não se ficam por aqui, são top na organização! O Campeonato Nacional estava super-bem organizado, com pódios espectaculares e interactivos, com as horas a serem cumpridas, o pavilhão tem umas condições brutais (já quando é o MIAC e a Taça do Mundo eles mostram o que valem ao nível da organização!)... só podiam era fazer um pouquinho menos de barulho quando os seus atletas entram no praticável... a pessoa pode ter uma paragem cardíaca com o susto e ficar surda com os decibéis... de resto, parabéns ao Acroclube da Maia!

Quanto à aspirante mai'nova, diz que foi a melhor viagem de sempre! Adorou! Divertiu-se à brava, riu, aprendeu, chorou... chorou muito! Mostrou-me uma força surpreendente (até para uma mãe que conhece a sua filha), uma garra que terá de servir de exemplo para todos nós, que a conhecemos e a vimos ao vivo e a cores. Ela estava com boas expectativas em relação a este campeonato! Afinal estava entre as melhores atletas de ginástica acrobática do país, no seu escalão... o grupo dela (ela faz parte de um trio) seria um dos últimos a passar no escalão dela, tinha uma grande possibilidade de ficar entre as primeiras, pelo menos de se qualificar para as Super-finais (é nas Super-finais que se compete para Campeão Nacional da modalidade. No Campeonato Nacional saem os Campeões de Equilíbrio e os Campeões de Dinâmico)... entra no praticável para o seu melhor exercício, o de Equilíbrio. No primeiro exercício falha (falhar em ginástica acrobática é não conseguir fazer a figura até ao fim... cai-se, desequilibra-se, etc...)! Está em cima de uma das bases, nas mãos dela (ao alto) a iniciar um pino e o rabo não sobe... desce! Desistiu?... Não!... Insistiu! Falhou de novo... teve uma penalização gigante no exercício. A penalização teria sido menor se tivesse desistido logo que viu que ia falhar, mas ela achou que conseguia, afinal, conseguiu sempre! Foi corajosa, brava, com garra! Em 7 anos de competição foi a primeira vez que falhou em prova! Mas continuou a prova até ao fim. Eu, sua mãezinha galinha, a ver que ela estava em esforço para não desatar a chorar em prova!... assim que terminou a prova, desfez-se e desatou a chorar! Quando chegou à zona do Kiss and Cry (onde os atletas esperam sentados, juntamente com os treinadores, pela sua nota) estava banhada em lágrimas (e o coração de uma mãe apertadinho... e uma mãe a querer saltar para o praticável para lhe dar colo e não poder), recebeu um abraço gigante da treinadora e o apoio das bases (que quando lhes pediu desculpa por ter falhado lhe responderam: - Não tens de pedir desculpa! Somos um grupo! Falhámos as 3!)... mas a nota foi miserável... a penalização foi muito grande e tirou-lhes qualquer esperança no apuramento! É que ela com aquela falha, falhou 2 figuras, o pino e o deslocado que faria a seguir. Apesar disso a nota de execução até foi boazita, mesmo com aquela falha... São as maiores, miúdas!!! E um orgulho enorme! 

Não sonham o orgulho que tive na mai'nova!... uma pirralha que falhando não desiste, vai lá, à luta! Com centenas de pessoas a olhar para ela, com o júri (que intimida, nos seus fatos formais, gravata incluída, pessoas sem expressão que estão ali a pontuar), com os colegas, com as adversárias... e ela lá, a dar tudo! Essa é a grande lição! Não desistir do que se gosta e do que se quer fazer!

À tarde tínhamos o exercício de dinâmico. Antes de entrar no praticável teve a sua linda cabecinha entre as mãos da treinadora (de uma delas, que ela tem mais do que um treinador. Mas esta é a principal), a dar-lhe força, a dar-lhe foco... sabíamos que este não é o seu melhor exercício. Tem um nível de dificuldade elevado e ela sempre foi melhor em equilíbrios. Entrou no praticável... olhei para ela e vi: Nervosa! Super-apreensiva!... ela que entra sempre focada, segura e desligada do que se passa à sua volta!... Quando entra, uma onda de apoio ouve-se naquele pavilhão: Nós, pais dos colegas dela de clube, pais das colegas dela do seu primeiro clube, os colegas dela, as ex-colegas dela... aplaudiam, assobiavam, gritavam, e o nome dela ouviu-se alto das bocas daquelas pessoas: - 'Bora lá miúda!!!!

Assim que fez o primeiro mortal, um sorriso instala-se naquela carinha laroca e descontrai!... Fizeram um exercício  impecável até ao fim. Tiveram uma excelente nota! Saíram felizes! A nota não deu para ir às Super-finais porque é a conjugação das duas notas e a da manhã tinha sido mesmo baixa. Se não tivesse falhado estaria, tranquilamente, nas Super-finais! Só os 6 primeiros grupos é que são apurados. Não faz mal! Para o ano há mais campeonato! 

Ah, agora está de férias, num é?!... esticar o corpinho ao sol, não treinar 3 horas e meia por dia.... pára tudo! Acordem, pessoas!!!! Esteve de férias na segunda-feira! E já voltou aos treinos! A primeira coisa que fez foi levantar o rabo para pino e repetir o exercício que falhou, mas numa versão ainda mais difícil. Conseguiu, claro! Até filmaram! Férias só em Agosto, pessoas! Até lá treinos diários e quando começarem as férias escolares começa o estágio... treinos bi-diários... ah, pois é!!!... ou achavam que é fácil fazer pinos equilibrada nas mãos de outra pessoa? E fazer ângulos para pino em cima das mãos (ou dos pés) de alguém?... férias, férias só em Agosto e com trabalho de casa... treinos caseiros todos os dias!

A ginástica continua a dar-lhe grandes lições! A ginástica continua a fazer dela uma pessoa melhor! A ginástica permite-lhe ter foco, traçar objectivos, trabalhar para os atingir, saber que nada se consegue sem dedicação, treino e perseverança! A ginástica ensina-a a trabalhar em equipa, a competir de forma saudável, a ser companheira, solidária... ensina-a a lidar com a frustração, com os erros, com as falhas! Quantos de nós conseguiriam falhar à frente de centenas de pessoas, insistir e continuar?... fica a pergunta para reflexão! 

Não me digam, peloamordasanta, que a escola é mais importante do que a ginástica, bale?

acro.jpg

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    amarquesademarvila 23.05.2019 13:43

    Sem dúvida!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.