Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

A Marquesa de Marvila

Aqui não se aprende nada... Lêem-se coisas escritas por mim, parvoíces na maioria das vezes mas sempre, sempre verdades absolutas (pelo menos para mim).

Stores, tenham juízo!

Quarentena no Palácio #1

Hello pessoas mai'giras do cibermundo! Comé que é, está tudo a andar?!... chiça, caneco, que se isto fosse em vídeo transformava-me numa youtuber de sucesso em 3 tempos, a saber: 1. Aceder ao Youtube; 2. Gravar um vídeo; 3. Dizer: Comé que é, está tudo a andar?... e pronto, nem precisava de dizer mais nada! Sucesso garantido! Bem vistas as coisas conteúdo também é o que menos interessa num canal de youtube de youtubers de sucesso, n'est-ce pas vrait? (Sim, eu sei que há canais de sucesso com conteúdo muito interessante e todos catita... não minervem!... vocês perceberam de que género de youtubers eu estava a falar, certo?!... vocês são espertos, então?!)

Ora mas não era nada disto que eu vinha para aqui debitar... raisparta! Vocês distraem-me, catano!

Pois que o isolamento voluntário começou por aqui há já uma semana... uns mais do que outros, é certo! Mas  começou! As miúdas já não vão à escola desde 5ª feira passada (a aspirante mai'velha há mais tempo porque esteve doente). E pronto, estamos mesmo a entrar no ponto de pirar da cabeça!... não que estejamos por aí a tentar vender a família, ou até a alugá-la ou oferecer, nada disso! Nós gostamos uns dos outros e até nos damos bem. Vêem 'soas da minha vida, a importância de escolherem e educarem bem a família? De viverem com a família e não apenas de passagem... é que depois vem lá um vírus qualquer maluco que nos obriga a ficar em casa por tempo indeterminado e se nós não conhecermos bem e não nos dermos bem com a nossa família pode-se tornar um tormento! Por aqui o tormento é outro! Estamos fartos de estar em casa e gostaríamos mesmo, mesmo, mesmo, mesmo, já disse mesmo?, muito de poder ir laurear a pevide, que é como quem diz, passear! Mas num bai dar!

Escolhemos recolhermo-nos por várias razões, entre elas o facto de eu pertencer a um dos grupos de risco, já que tenho uma doença auto-imune, por outro lado não queremos que nenhum de nós fique doente, assim como não queremos contribuir, seja de que maneira for, para propagar o bicho por aí. Quanto mais depressa ele se for melhor!

Posto isto, concluo que a malta está mais ou menos enlouquecida com o assunto... não vou falar dos açambarcadores (pelo menos por agora! Lá irei a seu tempo) nem dos coleccionadores de papel higiénico (pensava eu que já tinha feito colecções de tudo e mais alguma coisa, mas não!, ainda me falta coleccionar papel higiénico! Raisparta!), hoje falo-vos de estudantes confinados ao lar e cujos professores têm um medo extremo de que eles desaprendam tudo e que no final da quarentena tenham de regressar à pré-primária!... A sério, senhores professores? Não sei como é com os vossos estudantes, mas as minhas filhas têm trabalhos, com prazos apertadíssimos, para entregar como se o dia tivesse 48 horas e elas não tivessem direito a dormir... Stores, meus putos (olhá veia de youtuber aqui a bombar), os vossos estudantes têm mais do que a vossa disciplina, bale? E todos vocês acham que a vossa disciplina é a única e a mais importante!... quarentena não significa férias, mas também não significa trabalhos forçados, bale? As crianças têm direitos! Tenham juizinho, pode ser? Eu tenho duas cá em casa e já não falta tudo para se digladiarem por causa da utilização do computador.... ah, que lindo vídeo-conferência!... Mas nós somos 4 em casa, mais a Diaba, não temos condições para vídeo-chamadas a toda a hora e muito menos para aulas através delas! Por aqui os professores ainda não tiveram essa ideia fantástica (sóquenão) porque a ser obrigatório, não só o ministério tem de nos pagar a net como oferecer computadores para que todos consigamos trabalhar em simultâneo!... para além de que, no nosso caso, as miúdas teriam de ir fazer vídeo-conferência na casa de banho, o que nos vale é que temos 2 (2 miúdas e 2 casas de banho!). Tenham juízo, bale? Boa! 

Aqui pelo palácio ainda temos outra epopeia... se bem se lembram, se não se lembram é porque andam distraídos ou estão a ficar desmemoriados, a aspirante mai'nova é atleta de competição.... e os treinos?!?!... 2.30h, todos os dias por vídeo-conferência com os treinadores e toda a equipa!... 

Posto isto, e serviu toda esta conversa maçadora, para vos comunicar que vou fazer aqui um Diário do Covid-19, o que acham?

Até lá estamos em modo Big Brother, bale?

Então pessoas, como estão vocemecês?!?... Tenho andado por aqui apoquentada com a vossa vidinha, verdade!...

Isto não está fácil, caneco! Ora agora que aí vinha a Primavera, as esplanadas, as jolas e os tremoços, é que surge o raça do bicho?... se não tinha sido muito melhor no Inverno?!... lá pelo início de Dezembro... olhem bem o que se pouparia em presentes de Natal... hum?!?!... dava para uma viagem toda catita no Verão! Mas não!!! E nós em casa, em modo lontra, a comer filhós, castanhas e bolo rainha como se não houvesse amanhã... e a ceia de Natal? Não ter de aturar o tio bêbado e chato, não receber as centésimas peúgas com ratinhos e pinheirinhos que a tia-avó insiste-em-oferecer-porque-acha-que-nós-adoramos-e-nós-nunca-tivemos-coragem-de-lhe-dizer-o-contrário... não ter de levar com as fotos dojámigos e das primas a passarem a Réveillon em New York City (sim, eles escrevem assim!), nem da colega dos recursos humanos nas Maldivas.... mas não! Na Primavera! Quando a malta já estava a sair da depressão de Natal e Inverno e a começar a ver o sol raiar e o calorzinho a afagar a pele (ai, catano, que estou inspirada)... mas não!!!... Primavera fechados em casa!!!

Coméquetáaser a experiência Big Brothiana da vossa família? Já se mataram uns aos outros? Hum?!?!... estou tão ralada convosco, catano!! Cá pelo palácio a vida vai-se fazendo... "ele" há momentos em que temos vontade de matar alguém, mas depois o que fazíamos ao corpo? E sangue por todo o lado... bléachhh; "ele" há momentos em que somos todos amigos; "ele" há momentos em que só temos vontade de largar tudo e fugir, mas depois pensamos melhor e achamos que é mais seguro ficar em casa, masé; "ele" há momentos em que nos apetece emigrar, mas depois, lá está, para onde, senhores, para onde?!... então optámos por ser todos amigos, conversar muito e pensar que quando isto tudo acabar (acabará?!?) a vida não mais voltará a ser igual... assim o espero eu!

Mais do que um momento que jamais sonháramos viver, este é, para mim, um momento de paragem, forçada, é certo, mas de necessária paragem! Tudo vai mudar, sem dúvida! Não fazemos ideia como estará a economia daqui para a frente, se restará pedra sobre pedra após tudo isto, mas e o caminho que estávamos a levar, era bom? Um caminho em que a única coisa que nos movia era o dinheiro, um caminho em que os líderes eleitos eram xenófobos, misóginos, homofóbicos e com todo o tipo de preconceitos, um caminho individualista, um caminho completa e absolutamente centrado no mundo ocidental, como se todos os outros seres humanos fossem de categoria inferior... venha a mudança! A mudança, todos sabem (se não sabem tivessem ido à escola que já saberiam... ou então leiam! Ajuda muito e agora têm tempo!), é sempre feita à força, à bruta!, com guerras, epidemias. Por isso aproveitemos a oportunidade de repensar e viver a vida de outra forma!

Entretanto, aproveitem a vida em casa, com a família... vão ver que até são malta porreira! - Eu cá gosto da minha! - Façam actividades juntos, leiam, descansem, trabalhem, vejam séries, e não se macem muito! Não vale a pena, já vimos todos isso! A vida quando quer pára-nos quer queiramos quer não! Façamos nós o que fizermos! Pensem nisso!... ah! E não obriguem os putos a trabalhar todo o dia como se não houvesse amanhã.... já todos vimos que ninguém conhece o amanhã, estudar sim, mas não os torturem. Este estudo desenfreado pode não servir de nada, só os deixa mais ansiosos e, já sentiram na pele, estar fechado 24 horas 7 dias por semana não é fácil!

Agora, mantenham-se a salvo, se não por vós (há aí malta que não tem medo de morrer e que acha que o bicho não lhes pega - eles lá saberão!!!...) pelo menos pelos outros, bale?